InÝcio

Sa˙de das unhas: cuidados essenciais

Elas protegem os nossos dedos, nos dão maior precisão nos movimentos, nos ajudam a segurar objetos. Pode até parecer que as unhas não possuem grandes utilidades, mas essa parte do corpo humano é essencial para o funcionamento saudável do nosso organismo. Sem as unhas, seria mais difícil manipular alimentos, agarrar um substrato, cavar e escalar. Por isso, essa estrutura composta de queratina está presente nos corpos da maioria dos animais.

Para que exerçem bem a sua função, as unhas devem estar bem cuidadas e saudáveis. Sabemos que elas podem abrigar sujeiras e bactérias, por isso a prevenção e a manutenção são mais do que necessárias. Alguns objetos como chaves, celulares e maçanetas podem esconder pequenos inimigos como bactérias, fungos e coliformes que se juntam debaixo das unhas e fazem delas moradia, transformando-as em uma grande armadilha. Armadilha essa que pode servir de trampolim para as bactérias entrarem em contato com outras partes do corpo como olhos, ouvidos, bocas e genitálias causando doenças como conjuntivite, aftas e infecções. As próprias unhas podem ser alvo das infecções causadas por fungos. É importante estar atento a qualquer tipo de alteração na camada superior da unha, como descamação, mudanças de cor e descolamento, além de coceiras e fragilidade.

Estar com unhas impecáveis é prioridade da maioria das mulheres, mas para que essa parte do corpo tão importante para o universo feminino esteja sempre em dia, são necessários alguns cuidados diários. Manter todos os acessórios e equipamentos de manicure e pedicure, como alicates, tesouras, kit de unhas gel, lixas, espátolas e tudo mais sempre em um estado perfeito, e guardá-los em um lugar apropriado depois de usá-los, lavar bem as mãos com água e sabonete ao chegar da rua e depois de utilizar o banheiro, usar álcool em gel e lenços umedecidos depois de utilizar ônibus, corrimãos, manipular chaves e outros objetos como computadores e telefones públicos, mantê-las hidratadas, estar atenta à maneira que a manicure manipula os objetos ao fazer as suas unhas e procurar um médico imediatamente se identificar qualquer possível alteração nelas.

A prevenção é fundamental ter unhas bonitas e a garantia da boa saúde, por isso, fique alerta.